Imaginary
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Touradas

4 participantes

Ir para baixo

O que achas das touradas?

Touradas Bar_left73%Touradas Bar_right 73% 
[ 8 ]
Touradas Bar_left9%Touradas Bar_right 9% 
[ 1 ]
Touradas Bar_left0%Touradas Bar_right 0% 
[ 0 ]
Touradas Bar_left18%Touradas Bar_right 18% 
[ 2 ]
 
Total de votos : 11
 
 

Touradas Empty Touradas

Mensagem  LC Lithium Dom Out 19, 2008 2:06 pm

Mais um domingo, mais uma votação da semana... desta vez vamos pegar num tema muito controverso que até surgiu durante uma outra conversa numa votação da semana, as touradas...

Ainda há uns dias, na universidade, deram-me um papel a falar sobre este tema e ontem estive a ler e achei que era perfeito para introduzir este tópico, portanto tirei um tempinho e passei o papel para aqui...

O texto é relativamente grande, mas acho que vale a pena ser lido... Wink

Touradas! Não vás, não vejas, não mates.

Da ganadaria à praça de touros, os touros são conduzidos por aguilhões ou à paulada, até serem deixados nos curros à espera da sua entrada. Antes de entrarem são-lhes serrados os cornos a sangue rio, tirando-lhes a sua maior defesa e tornando os chifres mais sensíveis à dor.
Antes de irem para a arena, passam ainda muito tempo no curro, onde a ansiedade e o medo são crescentes.

Quando entram na sua corrida para a morte, os touros já estão completamente alterados e enfraquecidos.


Cada cavaleiro defronta o seu touro, provocando-o para que o ataque a si e ao seu cavalo. No momento certo o cavaleiro espeta no dorso do touro as bandarilhas com enormes arpões nas pontas que, uma por uma, rasgam o tecido muscular do animal. O touro começa a perder uma enorme quantidade de sangue.

Já exausto e sem defesas, o touro é desafiado pelos forcados que vêem no confronto e imobilização de um animal à beira do colapso e da um grande acto de coragem, como se de uma luta equilibrada se tratasse.

A plateia celebra o que será a última humilhação do touro antes de sair da arena.

De volta ao curro, é impossível não ouvir o touro a gemer quando são retiradas as bandarilhas do seu dorso sem qualquer anestesia, criando enormes feridas que serão deixadas sem tratamento durante vários dias, até que é finalmente morto num matadouro.


Considerados aliados neste combate contra o touro, os cavalos são expostos a duras investidas. Para além de todo o stress que isso lhes provoca, é frequente os cavalos ficarem feridos pelos toques dos touros, o que por vezes lhes provoca a morte.

Existem ainda em Portugal, legalmente desde 2002, os “touros de morte” onde a morte de um animal é considerada parte de um espectáculo de entretenimento.

No final destes espectáculos, o matador espeta uma longa espada no touro, atravessando-o. Fá-lo repetidas vezes, levando o sangue a entrar nos pulmões e a sair depois pela boca.


Quando as forças do touro se esgotam, pelos golpes profundos e pela asfixia, tomba numa poça do seu próprio sangue.

O touro é um mamífero herbívoro territorial. Isto significa que é dotado de um sistema nervoso central idêntico ao dos seres humanos que lhe permite sentir dor, ansiedado e desejo de não morrer. Significa também que no seu estado natural é extremamente tranquilo e pacífico e só usa a sua força para se defender a si ou aos limites da sua área.

Apesar disso, muitas pessoas continuam a ir às touradas.

A Inspecção Geral das Actividades Culturais registou em 2003, 720 mil espectadores em 354 espectáculos tauromáquicos (incluindo corridas de touro).

Mesmo com a recente legislação dos touros de morte em Barrancos e a reabertura da Praça de Touros do Campo Pequeno, estes números têm vindo a descer, com 495 mil espectadores nos 269 espectáculos realizados no ano de 2006.

Na tourada, só os touros perdem e os toureiros ganham.


Segundo a BBC, cerca de 2500 touros são mortos em Portugal todos os anos, enquanto um toureiro recebe até 50.000 euros por corrida, disse Manuel Gonçalves, empresário tauromáquico, em entrevista à SIC em 2003.

Faz sentido, no séc. XXI, provocar o sofrimento e morte de um animal porque “ele só existe para isso”?

Se já não se escravizam negros e se já não se reduz o papel da mulher às tarefas domésticas, que direito temos de obrigar um touro a lutar pela sua vida?
Faz sentido dizer que se gosta de touros e ao mesmo tempo não hesitar em espetar-lhe bandarilhas? Que direito têm os seres humanos em humilhar, torturar e matar um animal por simples divertimento e tradição?
A violência, o sangue, a crueldade e tudo o que humilha e desrespeita a vida não pode ser considerado “arte” nem “cultura”. Se a tourada é uma raiz da nossa cultura, que se corte essa raiz empodrecida.

Quando fores de férias, certifica-te que não são organizadas touradas na cidade para onde vais. Se conheceres alguém que vai às touradas, oferece-te para o levares a outros eventos lúdicos ou desportivos. Torna sempre clara a tua oposição à crueldade das touradas e junta-te à luta pelo fim da crueldade em animais. Não sejas indiferente.

Touradas! Não vás, não vejas, não mates.




“A multidão desvairada das praças de touros é a mesma multidão odiosa das arenas de Roma, é a mesma multidão que na madrugada das execuções se proscreve dos leitos para comtemplar, numa bestialidade repugnante, o corpo dos condenados à morte a contorcerem-se no garrote ou na forca”

Ferreira de Castro (excerto), in “Touradas”, 2005

Nesta guerra encenada do bem contra o mal, da luz e do dourado contra o vermelho e negro, este espectáculo mostra que a inteligência e a elegância humana são superiores à bestialidade e fúria do do ser irracional.
Tal como nas antigas execuções públicas, o povo delira quando se junta para apontar o dedo aos marginalizados indefesos e aplaudir o carrasco triunfante, voltando depois à sua normalidade.

É este povo que fica satisfeito quando vê o touro sangrar.

Talvez porque invejem a sua força e coragem, talvez porque nele canalizem as suas derrotas pessoais, ou talvez apenas por terem crescido num ambiente em que tal era feito.

É difícil explicar porque é que alguém vê uma tourada.

Mais fácil é compreender que na arena só um elemento deseja lá estar – o ser huamano. Os touros são levados para uma luta que não querem travar e serão obrigados a bater-se pela sua vida até ao último fôlego.



Acção Animal: www.accaoanimal.com

geral@accaoanimal.com




E vocês, o que acham?
LC Lithium
LC Lithium
Administrador
Administrador

Mensagens : 839
Data de inscrição : 23/06/2008
Idade : 33
Localização : Santarém/ Lisboa

https://www.youtube.com/lclithium

Ir para o topo Ir para baixo

Touradas Empty Re: Touradas

Mensagem  Cloud Dom Out 19, 2008 3:39 pm

O que dizer? esse panfleto diz tudo perfeitamente descrito, com exemplos, com tudo e mais alguma coisa... É nojento, é uma coisa que abomino, que não percebo. Arte? Chamem-lhe arte, força, mas também na sua altura as lutas de gladiadores o eram e imagino que eles não se sentissem lá muito artistas. Mas é o típico do ser humano, o típico de superioridade... Já é quase um mal passado de pais para filhos. Acho incrível que ainda hoje se considerem touradas um "desporto" "SAUDÁVEL" (?????!!!!!!!!).

É difícil explicar porque é que alguém vê uma tourada.

Eu acho que é um mal que passa de pais para filhos, que o aceitam de forma passiva. Qualquer pessoa informada hoje abomina uma coisa como uma tourada - no entanto, as ainda existentes pessoas que nasceram num seio onde se veneravam touradas, muitas vezes até analfabetas, vêm-nas de forma natural (não quero dizer que não haja expecões!). Com o melhor acesso á informação que há hoje, em princípio esta tendência de o número de espectadores diminuir vai manter-se...

Cloud
Good Enough
Good Enough

Mensagens : 388
Data de inscrição : 09/07/2008
Idade : 32
Localização : nos fundos

Ir para o topo Ir para baixo

Touradas Empty Re: Touradas

Mensagem  Snow White Queen Dom Out 19, 2008 8:48 pm

É completamente inexplicável, o porquê de isto existir! Por mim, BANIA JÁ isto, não só em Portugal como assim, em TODO o mundo!
É uma falta de respeito para com os animais! Eu odeio os toureiros! Se eles querem trabalhar e ganhar dinheiro, façam-no de uma maneira digna! Vão trabalhar para empregos a sério! É mais digno ser arrumador de carros do que toureiro!
Ver um animal a sofrer, levá-lo ao mais sofrimento, vê-lo morrer...ISTO É HUMANO? Não é não! Os forcados...esses são outros! Ficam todos lixadinhos (desculpem a linguagem) e admirados quando o touro se vai a eles! Ora eu não tenho pena nenhuma deles! É bem feita! O animal está apenas em auto-defesa! Eles são seres vivos, não um boneco qualquer!
Ahh, e não sei qual é o prazer das pessoas irem ver touradas! Olhem, eu acho doentio, deviam era todos internarem-se num hospício! Mad silent
Eu SEMPRE fui contra a tourada, e SEMPRE VOU SER!
Ainda irei estar viva para ver o dia em que vão abolir isso !
Snow White Queen
Snow White Queen
Where Will You Go?
Where Will You Go?

Mensagens : 256
Data de inscrição : 30/09/2008
Idade : 28
Localização : Lisboa, Odivelas

http://www.evanescenceportugal.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Touradas Empty Re: Touradas

Mensagem  LC Lithium Ter Out 21, 2008 5:21 pm

9 votos e 2 comentários apenas? Então gente? Confused

Não precisam de testamentar... Wink

...

Eu sou completamente contra isto... aliás, revolta-me que as pessoas sejam violentas com os animais sem necessidade disso...

Como muita gente diz, com o aumento do nível de estudos dos últimos anos, seria de esperar alguma mudança nestes tipos de espectáulos, ou que deixassem mesmo de existir, mas pronto... ainda há pouco tempo li não sei onde uma coisa que dizia... as mulheres vêem novelas, os homens futebol e as crianças desenhos animados... então para quem é que as televisões transmitem touradas?

Uma coisa que está nesse texto e que eu não sabia é isso dos "touros de morte" ser permitido desde 2002... eu pensava que tinha sido proibido... mas enfim... MATEM O TOURO!!! Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes As pessoas ficam felizes...

Também odeio a história da cultura... que bela cultura que temos então... violência animal fez aquilo que Portugal é hoje? Então está tudo explicado... Laughing Rolling Eyes Cool

E depois há a outra, que diz que as touradas dão dignidade ao touro, mas essa nem dá para comentar...

Acho muito triste que esses "homens" vão para ali ganhar auto-estima e serem aplaudidos por aquilo que fazem... por mim podem ser todos apanhados pelo touro que não tenho pena nenhuma... Wink

Só mesmo para acabar, a coisa que me mete ainda mais nojo é quando na televisão mostram um velho que era toureiro... depois aparece o filho desse velho que também era toureiro... e depois vão buscar o filho desse, com dez anos ou menos, que também já diz que quer ser toureiro... sick
LC Lithium
LC Lithium
Administrador
Administrador

Mensagens : 839
Data de inscrição : 23/06/2008
Idade : 33
Localização : Santarém/ Lisboa

https://www.youtube.com/lclithium

Ir para o topo Ir para baixo

Touradas Empty Re: Touradas

Mensagem  pipax Sex Dez 19, 2008 3:06 am

este é um daqueles temas que ate da nojo de falar! acho q é completamente nojento! nao consigo sequer olhar! e acreditem q n sou nada sensivel! mas quando se trata destes assuntos.. tornome a pessoa + sensivel d tdas! so consigo usar uma p+alavra para isto! NOJENTO
pipax
pipax
Bring Me To Life
Bring Me To Life

Mensagens : 152
Data de inscrição : 22/07/2008
Idade : 32

Ir para o topo Ir para baixo

Touradas Empty Re: Touradas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos